2009-08-27

Já se aproxima...

Todos os anos, por esta altura, é a mesma coisa. Um friozinho no estômago e um formigueiro no corpo que denunciam a ansiedade. É que falta pouco mais de uma semana para os melhores três dias do ano, de todos os anos.
Se é verdade que a Festa do Avante! é, orgulhosa e declaradamente, construida pelos militantes do PCP para os militantes do PCP, também é verdade que toda a gente é bem-vinda. A única coisa que não é tolerada é a intolerância. Acredito que, por mais que todos apreciem a Festa, ninguém a sente tanto nem tão bem como nós, comunistas. Porque sabemos, até ao máximo pormenor, como ela e feita, como chega àqueles três dias que são, ao fim ao cabo, o culminar de meses e meses de trabalho e de, eles próprios, grande festa. Sabemos que, também naqueles três dias, somos responsáveis por tudo o que acontece na festa. Cada serviço e cada actividade sai da nossa capacidade de trabalho e organização. E ninguém que esteja fora pode imaginar o orgulho imenso que isso proporciona.
Mas deixando isso de parte por um pouco, e falando da perspectiva do comum visitante, a Festa é, para quem vai pela primeira vez e, na grande maioria dos casos, uma surpresa estrondosa. Alguém que nunca lá tenha estado não pode imaginar que a Festa é tão grande, tão bonita e tão completa. É, sem falsas pretensões mas também sem falsas modéstias, o celebrar da diversidade, da cultura, da tradição, da música, da ciência, da literatura, do debate, da gastronomia, do teatro e de tantas, tantas outras coisas. A Festa é aquilo que é, aquilo que se pode ver, sentir, ouvir, provar. É um espaço que surge de muito, muito trabalho dos meus saudosos camaradas, que eu tanto admiro, mas que, no fim de contas, parece ter surgido do nada, parece ser uma entidade própria, que ganha vida e nos oferece o melhor, naqueles três dias. E é por ser assim que é tão inexplicável. É por isso que tudo o que eu aqui possa dizer e tudo o que outros possam dizer será pouco para que, alguém que nunca lá esteve, possa entender o que a Festa é. É por isso que é imperativo que todos a descubram, pela primeira vez ou, simplesmente, mais uma vez. É por isso que, a já habitual, frase nunca perde significado:

"Não há Festa como esta!"


2009-08-24

Well see you later, innovator!

Arctic Monkeys em Portugal, em 2010. No Coliseu do Porto a 2 de Fevereiro e no Campo Pequeno, em Lisboa, a 3 de Fevereiro.

E aproveito a deixa para postar o vídeo do primeiro, e até agora único, single do novo álbum Hambug, Crying Lightning:

Carolina Patrocinio

Esta é a mandatária do PS para a juventude, para as próximas eleições legislativas. Vou-me poupar a mais comentários. Tudo o que há a constatar, está no vídeo.

2009-08-23

CouchSurfing

Acabei de ver a Grande Reportagem sobre CouchSurfing na Sic Notícias. Para quem não conhece, o CouchSurfing é uma forma totalmente nova de viajar. O objectivo não é só o gastar pouco mas também conhecer novas pessoas, lugares e hábitos. É muito simples, pagamos a viagem (de preferência numa low cost) e vamos acampar no sofá de outra pessoa registada no programa. Fiquei completamente rendida ao projecto com esta reportagem, já conhecia e já me tinha interessado mas hoje fiquei sem dúvidas.
O problema é que sou muito medrosa e não há como não ter receio de ir para casa de alguém que não conhecemos, num país que não é o nosso. Afinal, é o mundo com que nos deparamos todos os dias. Mas o receio não me tira a vontade de experimentar, embora suspeite que para o fazer, só acompanhada de alguém que conheça... pelo menos nas primeiras vezes, apesar de toda a gente que fez e o próprio site garantirem a máxima segurança. Quero ser uma Couchsurfer!
Se puderem, vejam a reportagem que vai repetir amanhã, às 20h00, na Sic Notícias.

Este é o site do CouchSurfing: http://www.couchsurfing.org/.



Arctic Monkeys - Old Yellow Bricks


Rota de colisãO

Lá, entre o Sol e o Si